quarta-feira, 1 de setembro de 2010

VOCÊ CONHECE A JABULANI?


"Celebrar” este é o significado da bola Jabulani criticada por alguns na Copa do Mundo. A origem do nome surgiu de um dos onze idiomas da África do Sul o zulu, língua usada principalmente na província de KwaZulu-Natal. A região está localizada na costa oriental Africana, tendo como fronteiras: a norte, Moçambique, Suazilândia e a província de Mpumalanga; a oeste, o Lesoto e a província de Free State; e, a sul, a província do Cabo Oriental. tendo uma área de 86.967 km² e cerca de 8.713.000 habitantes.

Apesar das criticas de jogadores e técnicos em relação ao percurso que a bola toma durante o jogo, Jabulani também tem fãs como o Presidente da FIFA, Joseph Blatter que declarou “Eu gosto da Jabulani, é muito bonita” referindo-se ao capricho dado a bola pela fabricante Adidas. A característica da bola da Copa de 2010 é composta por 11 gomos em formato 3D, traços Africanos e possui 11 cores na qual a cor branca sobre sai.

As cores ao se misturarem formam um tipo de mosaico lembrando ícones Africanos. Mesmo com sua beleza, Julio Batista meio campo da Seleção Brasileira e Luiz Fabiano afirmam: Tanto para os jogadores como para os goleiros a bola não é satisfatória. Segundo os jogadores, quando os laterais tentam cruzar, colocando aquela rosca, a bola faz muita curva. O goleiro Julio César, também foi um dos críticos que até comparou Jabulani como outra bola qualquer vendida no mercado. Porém, as polêmicas não foram impedimentos para que as vendas da bola caíssem no mercado.

Segundo pesquisas, as vendas dos produtos Jabulani apresentaram aumento de 26% cerca de 6,5 milhões de camisas e 13 milhões da jabulani foram vendidas. O custo da bola oficial é vendida por R$ 400,00 ,entretanto, Bola Adidas Réplica Copa do Mundo 2010 Glider e vendida por cerca de R$ 50,00 .

1 comentário: