sexta-feira, 3 de setembro de 2010

AS REDES SOCIAIS E SEUS EFEITOS

Milhões de pessoas estão conectadas diariamente


Em ascensão, consolidadas, estagnadas ou até mesmo as decadentes as redes sociais a cada instante se tornam o foco dos internautas no mundo inteiro. Hoje, em pleno século XXI a internet ocupa espaço no cotidiano da humanidade. Sem limites de fronteiras, é possível se comunicar com o outro lado do mundo sem dificuldades o difícil é ficar sem acesso as redes.Segundo pesquisas apontadas pela revista Época ,cerca de um bilhão de pessoas se comunicam e se hospedam nos sites de relacionamentos.

De acordo com gráficos atualmente o Twitter,Orkut e o Facebook estão entre os mais acessados do planeta.Em seguida estão o Ning, Linkdin,Fliker,Myspace e o Sônico. Com os milhares de acessos, as redes sociais num curto prazo de tempo se expandiram tanto que empresários de plantão não perderam tempo, se adequaram a nova idéia e encontraram nas redes sociais apoio,expansão e desenvolvimento para o crescimento comercial . Por outro lado, o cidadão faz uso das redes para pagar, comprar e tirar documentos o que facilita suas vidas.

Como podemos analisar, as redes trouxeram benefícios para a sociedade em contra partida, o escritor Nocholas Carr afirma: “...as redes estão mudando nosso cérebro e não para melhor”. Para o escritor a internet não apenas vicia, mas “emburrece” por isso há necessidade de haver um equilíbrio ao utilizar as redes.

Já para o cientista Bell, não vê a internet como vício e sim como uma fuga para pessoas com problemas como depressão e estresse. Bell ainda afirma que a instabilidade mental gera compulsão de toda natureza. Pensando neste problema, a China inventou um aparelho para tratar de viciados da internet o nanômetro. O “viciado” recebe tratamento na clinica de saúde mental Baiyun no sul do pais .

Outro lado que a revista Época aponta é a questão da privacidade nas redes sociais que às vezes expõem conteúdos que o internauta não gostaria de expor. Um caso recente foi do Face book que pela falta de privacidade do site, milhões de pessoas deletaram seus perfis na rede. As redes sociais nos dão poder de autonomia para empreender, protestar, se manifestar, criar movimentos sociais, enfim, o que gostaríamos de publicar, ser visto ou não. Entretanto, especialistas sugerem que o bom senso ajuda na prevenção de problemas. Outra precaução é se conscientizar que estamos numa “vitrine”.
Foto: Google imagens

1 comentário: