segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Será o fim das Sacolas Plásticas? No Brasil o uso chega a 18 bilhões

Foto:Getty images
Sacolas são distribuidas no comércio

Você sabia que as futuras gerações dependem de uma atitude sua para sobreviver? Hoje, com a devastação do meio ambiente surgem movimentos e Leis em prol do bem estar da sociedade. O Objetivo é diminuir o uso de produtos não biodegradável para que sua descendência desfrute dos recursos naturais.

Acredite!Utilizar de forma incorreta os benefícios proporcionados pela natureza gera transtornos. Porém, a população ainda não está informada o suficiente para que os cuidados sejam tomados. Um exemplo bem claro é o uso inadequado das sacolas plásticas. Aquelas que são distribuídas nos supermercados. Mas, você sabe quanto tempo esta sacola demora a se decompor?

È inacreditável! De acordo com pesquisas ,as sacolas plásticas por terem a composição do petróleo se tornam inviável afirmar o período exato de sua decomposição. Entretanto, estima-se um período mínimo de 100 anos. Já imaginou o prejuízo que causa ao meio ambiente? As “inofensivas” sacolas plásticas geram problemas como: entupimento nas galerias de esgotos e águas pluviais, matam os peixes por asfixia, poluem praias, mares e rios.

Para solucionar estes problemas é necessária a utilização das verbas que saem do nosso bolso que poderiam ser investidos noutras áreas. Segundo a prefeitura de Belo Horizonte, anualmente é gasto cerca de R$ 2 milhões para evitar entupimentos em esgotos. Pelo bem estar da população e do meio ambiente, já está em vigor a Lei 5.502/09.A proposta , é para que o uso das sacolas seja reduzido no comércio.

Segundo o autor da LEI, o ex-ministro do Meio Ambiente, e Deputado Estadual Carlos Minc (PT),são usadas no Brasil cerca de 18 bilhões de sacolas plásticas .Na cidade maravilhosa, são 2,4 bilhões anualmente. No mundo são produzidos cerca de 500 bilhões dessas sacolas. De acordo com Luiz Firmino Martins, a Lei que está em vigor há um ano ,determina que o estabelecimento comercial ofereça desconto de R$ 0,03 em cada cinco produtos vendidos e disponibilize sacolas ecológicas, caixas de papelão ou qualquer outra forma de transporte durável para os clientes.

As sacolas plásticas surgiram na década de 1950. As redes de supermercados as consideravam como símbolo de status entre seus clientes. Hoje, são vista como vilãs da natureza. Recentemente, a atriz Keira Knightley e Ivanka Trump desfilaram com sacolas de pano que tinha a seguinte frase: "I'm not a plastic bag"(Eu não sou uma sacola de plástico).Tal atitude, foi uma forma de manifestação contra os malefícios causados pelas sacolas não biodegradáveis.

Entre outros países que também abraçaram a causa realizando movimentos mundiais de conscientização são: Alemanha, São Francisco, na Califórnia, EUA, Boston, Baltimore, Portland , Nova York, Irlanda e Japão .

2 comentários:

  1. Primeiro PARABÉNS pela iniciativa de continuar o trabalho jornalístico on line.
    Interagindo é muito bom, parece mesmo com você...
    Mudou de hospedeiro? Está preferindo o Blogger do que o Wordpress?
    Vc poderia produzir com um pouquinho mais de frequência... e divulgar suas matérias nas redes sociais...
    Fiquei feliz!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tenho a impressão que essa discussão do uso das sacolas plásticas nada mais é do que uma iniciativa dos supermercados para reduzir seus custos.
    Nós, consumidores, utilizamos as sacolas plásticas dos supermercados para fazer o quê?
    Para transportar as mercadorias e depois usamo-nas como sacos de lixo, não é mesmo?
    Deixar de usar as sacolas plásticas dos mercados e passar a comprar sacos de lixo para dentro de casa é o que faremos, de modo que se fizermos isso, o único beneficiado é o supermercado que irá diminuir seus custos.
    Acho que essa discussão do plástico é um pouco mais ampla, não está no âmbito das sacolas de mercado...

    ResponderEliminar