terça-feira, 5 de julho de 2011

A Educação no Brasil

Escola comunitária Favo de Mel auxilia na educação infantil






O avanço da educação no Brasil aumentou nas últimas décadas. Nos anos anteriores, a qualidade de ensino encontrava-se inferior a demanda. O declínio da educação ocorreu por falta de investimento dos nossos governantes. O descaso com a educação não só retarda o intelecto pessoal como gera problemas sociais. Porém, percebe-se que já detectaram este problema, agora só falta um meio de tentar saná-lo. A sociedade acredita que se houver um investimento maior do governo federal poderíamos estar em uma melhor situação.



As pesquisas mostram que um terço dos brasileiros freqüenta diariamente a escola. Outro fato importante na área educacional diz respeito ao índice de analfabetismo. O IBGE mostra uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos. Em 1992 o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002 e para 10% em 2008. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos freqüentavam a escola.



Segundo o IPEA, o Rio Grande do Sul está com a menor taxa de analfabetismo do nosso país que é de 3,1%, isto verificado entre os anos de 2004 a 2009. Porém, o mesmo não ocorre em outros estados como: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Rondônia e Acre. Nestes a taxa aumentou, de acordo com o PNAD. A redução dos números de analfabetos da região Sul foi destacada, porque ficou abaixo da média nacional (7,3%). Podemos destacar que o Rio Grande do Sul é o estado que mais investe em educação.


O professor no Brasil é mal remunerado em comparação a países de primeiro mundo. Falta investimento para a capacitação dos professores, incentivo, material didático, espaço adequado para se trabalhar e até mesmo segurança. Hoje nas salas de aula encontram-se de tudo, alunos que vão à escola armados, drogas que são vendidas dentro e ao redor da escola. Porém, existe o outro lado que são aqueles alunos comprometidos, dedicados que têm objetivos e sabem que não podem perder nenhuma oportunidade.



Com todos os problemas, o nosso país está em constante evolução, porém, lenta em relação a alguns países. Um exemplo desta evolução é a quantidade de pessoas que estão cursando uma faculdade e outras que estão cursando nível técnico. A demanda de profissionais capacitados é muito grande, ou seja, se você está preparado oportunidades surgirão. O país está em grande desenvolvimento econômico, grandes eventos que estão para acontecer, a Copa do mundo e as olimpíadas são eventos que exigem qualificação profissional da população.

Sem comentários:

Enviar um comentário