segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É PODCAST?



Num mundo da tecnologia digital, é impossível não falar do tão conhecido podcast. Mas, você sabe o que é? E como usá-lo para seu beneficio? O podcast é um formato de arquivo áudio digital MP4 para vídeo ( videocast) e MP3. Hoje, com utilização deste formato nas empresas é possível veicular divulgação de seus produtos, contribuindo de forma benéfica para o crescimento das empresas.

O termo "podcast" é creditado a um artigo do jornal britânico The Guardian em 12 de fevereiro de 2004, mas, nesse primeiro momento, o termo não se referia ao formato de transmissão com RSS, o que só aconteceu em setembro daquele ano, quando Dannie Gregoire usou o termo para descrever o processo utilizado por Adam Curry.

O primeiro podcast brasileiro surgiu em 21 de outubro de 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros (atualmente descontinuado).[carece de fontes?] Em 15 de novembro de 2004, iniciava-se o podcast do Gui Leite, de autor homônimo, sendo este reconhecidamente o primeiro incentivador do podcast no Brasil.

Em maio de 2008, teve inicio o primeiro Prêmio Podcast do Brasil, projeto idealizado e organizado pelo podcaster Eddie Silva, residente nos Estados Unidos. A transmissão da premiação dos vencedores do Prêmio Podcast ocorreu ao vivo, no dia 6 de Dezembro de 2008.

Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital (MP3, AAC e OGG são os mais utilizados nos podcasts de áudio), ficam armazenados em um servidor na Internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente baixados para o leitor através de um agregador, um programa ou página da Internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os baixa de maneira automática para o computador. Os arquivos podem, ainda, ser transferidos para leitores portáteis.

O modelo de publicação/subscrição de podcasting é uma versão da tecnologia "push" (empurrar informação), na qual o fornecedor de informação escolhe quais ficheiros que pretende disponibilizar num feed (são usados para que um usuário de Internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si) e que o subscritor escolhe entre uma multiplicidade de feeds.
Enquanto o utilizador não está a "baixar" ficheiros (arquivos) da Internet, existe uma forte componente de "pull" (baixar a informação), porque o receptor é livre de subscrever (ou desistir) de uma grande variedade de canais. Os primeiros serviços "push" na internet (ex: PointCast) permitiam uma selecção muito limitada de conteúdos.


Fonte / Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://oglobo.globo.com/podcasting

Sem comentários:

Enviar um comentário